Rampas de escorrega: dúvidas mais frequentes dos clientes

Os escorregas de piscina têm a parte final da rampa mais alta e a saída em relação ao pé (onde as crianças se sujeitam quando acaba o percurso) é mais distante. É a maneira de ter o escorrega fixado no canto da piscina e que os usuários do escorrega caiam dentro da piscina e o mais longe possível do canto. 

Pelo contrário, nos escorregas de chão a saída final encontra-se mais perto do chão, a pouca altura, posto que o objetivo é que os usuários caiam dentro da rampa do escorrega e perto do chão.

Na nossa web também vai encontrar as rampas de escorrega para chão com conectores para a mangueira, mas trata-se de escorregas para o chão, para que as crianças fiquem molhadas mas dentro do jardim. Todos os escorregas de piscina têm conectores para a mangueira. Quando as crianças deslizam pela rampa dum escorrega de piscina e tanto a pele das crianças quanto a superfície da rampa estão secas, a pele trava a descida e, portanto, é melhor descerem molhadas. Por outro lado, nos escorregas de chão, a roupa ajuda a descer melhor.

O que podemos fazer caso o escorrega tiver eletricidade e as crianças sentirem essa eletricidade ao desliar e não queiram usar o escorrega?

Gera-se eletricidade estática por fricção ou movimento. Esta eletricidade não se descarrega nos escorregas porque são fabricados com um material pouco condutor, como o plástico, e porque ficam longe do chão, como no caso dos carros que tocam o chão com os pneus, que também é um material isolante.

Se a criança levar sapatos de borracha quando estiver a deslizar pelo escorrega, não vai se descarregar eletricidade até tocar um ferro ou outra pessoa. Com os sapatos de borracha pode se carregar o escorrega com eletricidade e a criança que deslizar depois dele que não levar sapatos de borracha vai sentir um beliscão de eletricidade.

Coloca-se um aditivo aos plásticos dos escorregas para reduzir a carrega de eletricidade estática. A rampa do escorrega, pelo fato de estar fixada ao chão, também descarrega um pouco de eletricidade. No entanto, este problema não tem uma solução completamente efetiva. Para evitar que não se carregue de eletricidade estática podemos colocar um tapete como aquele que se coloca na entrada de casa ao final da rampa.

O que podemos fazer para que a rampa do escorrega não esteja muito quente no verão?

Esta é uma pergunta muito habitual entre as comunidades de vizinhos, escolas, hotéis, campings ou outros espaços de uso público que têm rampas de escorrega metálicas. A maioria de escorregas de uso comercial ou público são metálicos porque são os mais fortes e resistentes.

A maneira ótima de evitar que se esquente é colocar o escorrega em face ao norte e num lugar sombrio.

Também oferecemos a opção de escolher parques infantis com rampas de plástico. Estas são muito mais frágeis, mas se esquentam menos do que as metálicas.

A rampa de escorrega é suja por causa das marcas dos sapatos das crianças, como devemos limpar o escorrega?

A rampa limpa-se facilmente com sabão neutro e um pano húmido.

Quero colocar uma rampa de escorrega, mas não quero fixá-la no chão. Existem rampas que possam ser instaladas sem necessidade de fixá-las ao chão?

As rampas de escorrega de uso público devem ser fixadas ao chão. Se quiser colocar uma rampa de escorrega em um lugar onde não se pode fixar o escorrega ao chão, (por exemplo, porque há um estacionamento embaixo), existem soluções que são mais custosas, mas que resolvem o problema. Nese caso pode contatar conosco e lhe faremos um orçamento.

Para os particulares que estão à procura dum escorrega para o terraço da sua casa, todas as rampas da marca FEBER podem ser montadas sem fixa-las ao chão.

Tenho uma plataforma em casa onde eu quero instalar uma rampa de escorrega. Qual é a rampa que eu preciso?

Para além dos escorregas completos, vendemos rampas de escorrega de uso doméstico, para jardins de casas particulares e para serem instalados em plataformas com diferentes caraterísticas:
Rampa de escorrega de 120 cm de comprimento, para uma plataforma de 60 cm de altura.
Rampa de escorrega de 144 cm de comprimento, para uma plataforma de 90 cm de altura.
Rampa de escorrega de 219 cm de comprimento, para uma plataforma de 120 cm de altura.
Rampa de escorrega de 290 cm de comprimento, para uma plataforma de 150 cm de altura

Todas as rampas apresentam uns buracos na parte superior para poder fixá-las com parafusos à plataforma. Os parafusos não se incluem.

Na secção de escorregas C temos rampas de escorrega mais fortes para parques infantis homologados para o uso comercial ou público, ou seja, para comunidades de vizinhos, escolas, hotéis, campings, câmaras municipais etc.

Se está à procura dum escorrega de uso doméstico com uma escada e não sabe quais são as medidas mais apropriadas, recomendamos-lhe a leitura do seguinte artigo do nosso blog, guia para escolher um escorrega de jardim, onde aparecem os escorregas um ao lado do outro com as suas medidas.

Qual é o peso que pode suportar o escorrega?

De acordo com a normativa, o peso varia entre as rampas do escorrega e as de uso doméstico:
Medida 120 cm –> Peso máximo conforme a normativa 70 kg
Medida 144 cm –> Peso máximo conforme a normativa 50 kg
Medida 232 cm –> Peso máximo conforme a normativa 50 kg
Medida 300 cm –> Peso máximo conforme a normativa 70 kg

Nos escorregas da FEBER os pesos recomendados são os seguintes:
O escorrega Feber Slide Plus tem um peso recomendado de 30 kg
O escorrega Feber Slide 10 tem um peso recomendado de 30 kg
O escorrega Feber Super mega slide tem um peso recomendado de 30 kg
O escorrega Mega Feber Slide tem um peso recomendado de 50 kg

A verdade é que todos suportam mais peso. A nossa regra é que se o traseiro da pessoa couber na rampa, vai poder descer por ela.
Nas rampas dos escorregas de uso comercial ou público, pelo fato de serem muito mais grossas e fortes, suportam mais peso. As rampas de uso público de polietileno suportam entre 400 e 600 kg. As metálicas inclusive mais.

Por que devemos colocar um tapete de borracha ao final da rampa do escorrega?

Os tapetes de borracha para rampas de escorregas, para além de absorverem as possíveis quedas dos usuários do parque infantil ou da zona de jogos, servem pra evitar que as crianças façam um buraco no chão por causa da erosão que provoca o choque constante com os pés na saída do escorrega. A fim que isto não aconteça, podemos colocar um tapete de borracha de 50x50cm e evitaremos que com os anos se forme um lamaçal ao final da rampa do escorrega. Colocar tapetes em toda a superfície do jardim seria muito custoso (os tapetes seriam mais caros do que o escorrega), mas colocar só um no final do escorrega vai evitar a erosão da relva do jardim.