A madeira

A madeira é um dos materiais que mais utiliza-se nos nossos artigos. Os baloiços e os parques infantis são os produtos nos quais mais se valoriza a madeira e é comum que se perguntem sobre o tratamento que tem que receber a madeira, de onde provém e a sua estética. Deve ter em conta que cada pau de madeira é único. A madeira é um material nobre com umas caraterísticas muito próprias como os nós e as fendas. Estes atributos são próprios da madeira e devemos saber que existem, que existirão e que formam parte da sua estética.

Como devemos instalar o nosso baloiço ou parque de madeira em casa?


Todos os baloiços de madeira da Topludi levam as suas instruções onde se explica com detalhe como montar e instalar o baloiço. Devem saber que os elementos de fixação estão sempre incluídos no kit do seu baloiço ou parque. Podem consultar também o artigo sobre os baloiços de madeira que temos no nosso blog. E, por último, no nosso canal de YouTube temos um vídeo onde se explica com todos os detalhes:


É normal que o meu baloiço presente fendas?


Os baloiços de madeira, precisamente pelo fato de serem fabricados com madeira, sempre vão presentar um mínimo de fendas. A madeira encolhe-se e dilata-se em função do clima: no verão a madeira perde humidade e encolhe-se e, portanto, as fendas se fecham mais. No verão, pelo contrário, por causa da humidade e as baixas temperaturas, a madeira dilata-se e as fendas podem se abrir ainda mais.

Deve ter em conta que, conforme a normativa, estas fendas podem chegar a um 3% do diâmetro da madeira y podem chegar a ser tão profundas como a metade do diâmetro da madeira. Sim, é normal. Sim, é seguro na mesma. Sim, os baloiços são homologados para o uso doméstico tendo em conta estas fendas conforme a normativa DIN 4074. Não, não implicam risco nenhum nem na qualidade nem na segurança do baloiço ou parque.

Pelo mesmo motivo é totalmente normal que o baloiço tenha folga e que se balanceie lateralmente se se mexer. Pelo fato de as madeiras não serem de um diâmetro inamovível, geram um balanceio. É normal, deve existir e não representa nenhum problema de segurança nem de qualidade e estes baloiços são pensados e homologados tendo em consideração estas gretas e este balanceio.

Qual manutenção deve receber a madeira?


Nenhuma. A madeira que recebem em casa é madeira tratada por impregnação em autochave. Mesmo se à primeira vista pode parecer madeira ao natural e sem tratar, a realidade é outra. Para não alterar a estética da madeira, realiza-se um tratamento por impregnação com o qual conseguimos que toda a espessura da madeira (interior e exterior do pau) seja igualmente tratada. Este tratamento por impregnação evita a putrefação da madeira, sua deterioração devido à umidade e pragas hipotéticas de insetos. Sendo um tratamento de impregnação, alcança o mesmo resultado em toda a madeira e é a maneira mais segura de tratar a madeira.

Pode ser que, devido a esse tratamento, a madeira que você recebe em sua casa ainda esteja úmida. Isso é normal e acontece porque ele recebeu tratamento há pouco tempo. Você pode montar seu balanço ou estacionar sem problemas, a madeira vai secar em poucos dias. Enquanto não secar, seu parque será tão seguro quanto se a madeira estivesse seca.

Mas mesmo assim, é aconselhável que, de tempos em tempos, você inspecione a madeira para detectar qualquer dano que possa surgir. Uma vez por ano inspecione os fixadores e reajuste os fixadores, se necessário, ou você verá que se afrouxou um pouco. Se durante o inverno você não for usar o balanço ou o parque, você pode remover e armazenar os assentos, cordas ou elementos móveis do balanço ou do parque que podem sofrer ao ar livre durante o inverno (mas não a estrutura de madeira).

O que é tratamento de autoclave por impregnação?


O tratamento em autoclave garante a resistência da madeira pela prolongada inclemência, a umidade, a putrefação, o sol, a temperatura e contra possíveis pragas de insetos (garantia de 10 anos). É um tratamento não tóxico e livre de arsênico. Nossa madeira é tratada em autoclave por impregnação, o que garante que toda a espessura da madeira receba o mesmo tratamento. Se, ao receber o balanço, você perceber que há um molde verde ou branco na madeira, saiba que também é normal. O armazenamento das madeiras, uma vez tratadas, que permanecem úmidas, juntamente com a temperatura, favorece a aparência do mofo. Este molde irá desaparecer com um pano, e precisamente por causa do tratamento da autoclave que umedece a madeira, uma vez seca evitará que este molde apareça novamente.

- Todas as encomendas são inspecionadas uma a uma antes do envio -

As três dúvidas mais frequentes sobre a madeira são:

As três dúvidas mais frequentes sobre a madeira são: