Informações sobre Bilhares

O bilhar é um jogo que se realiza numa mesa retangular de madeira com um tapete e consiste em fazer movimentar as rodas impelidas por um taco. Existem muitas variedades de bilhares. Em algumas delas o objetivo é fazer carambolas: há três bolas no jogo e ao empurrar uma delas as outras duas devem se mover. Em outras variedades, a mesa presenta uns buracos nos cantos e nos limites da mesa e as bolas devem ser inseridas nestes buracos.

Existe uma infinidade de tipos de bilhares, de tamanhos de mesas e de conjunto de regras. Poderíamos escrever um libro, mas nós queremos lhe oferecer um pequeno resumo com os três modelos mais populares: 

O bilhar sinuca
O bilhar de carambolas ou francês 
O bilhar americano 

A seguir damos mais informações de cada uma destas modalidades: 

O bilhar sinuca

mesa de billar snooker
A sinuca é uma modalidade de bilhar que se joga em uma mesa comprida (3.6 m x 1.8 m) tapizada de lã cardada com buracos em cada um dos quatro cantos e no meio de cada banda comprida. Joga-se com um taco, uma bola branca (a única que pode bater o jogador com o taco), quinze bolas vermelhas (com um valor de um ponto cada uma) e seis bolas de diferentes cores (com valores que dos dois aos sete pontos). Um jogador (ou equipa) ganha um jogo parcial quando anotar mais pontos do que o rival, utilizando o taco para encaçapar as bolas na ordem regulamentar. Ganha a partida quem atingir em primeiro lugar um número de jogos parciais acordado previamente. O jogo é muito popular no Reino Unido, na Irlanda, no Canadá, na Austrália e na Índia, onde os melhores jogadores profissionais obtêm ingressos multimilionários. Recentemente despertou muito interesse na Ásia Ocidental e jogadores da Tailándia, Hong Kong e China chegaram a formar parte da elite. 

As partidas de sinuca têm lugar em uma mesa de sinuca de 3.6 mx 1.8 m com seis buracos nos lados. As quinze bolas vermelhas e as seis de outras cores (amarela, verde, marrom, azul, rosa e negra) colocam-se na mesa e utiliza-se o taco para bater a bola branca, como outros jogos de bilhar. O objetivo do jogo é marcar mais pontos do que o rival encaçapando as bolas numa ordem predefinida. No começo do jogo as bolas são colocadas como se mostra no gráfico e os jogadores alternam-se tentando encaçapar uma bola vermelha. Quando um deles o conseguir, a bola vermelha deixa-se no cesto e o mesmo jogador tem o direito de continuar a jogar. Depois da bola vermelha é obrigatório encaçapar uma bola de uma das outras cores (a amarela dá dois pontos, a verde, três; a marrom, quatro; a azul, cinco; a rosa, seis, e a preta, sete). Se o conseguir, esta bola se coloca de novo na sua posição inicial. O processo continua combinando uma bola vermelha com uma bola duma cor diferente até o jogador conseguir encaçapar a bola correta. Logo depois, é a vez do jogador rival que tenta encaçapar as bolas começando sempre por uma bola vermelha e a combina com uma bola duma cor diferente. Quando todas as bolas vermelhas entrarem no buraco, o objetivo final é encaçapar as seis bolas restantes na ordem de menor a maior pontuação. Nesta fase as bolas não são retornadas à mesa. O jogador que conseguir mais pontos depois de todas as bolas entrarem no buraco, ganha o jogo parcial.

O bilhar de carambola ou francês

mesa de billar de caramobola o francés
O primeiro de todos os jogos de bilhar é o francês ou carambola. Joga-se com duas bolas brancas e uma vermelha ou com uma branca, uma amarela e uma vermelha. Os jogadores impelem estrategicamente as bolas brancas (ou com a branca e a amarela) e a carambola consiste em que a bola com a qual se joga bata as outras duas. A consecução de uma carambola válida dá direito a continuar jogando e, caso falhar, é a vez do jogador seguinte, que impele a bola branca contrária àquela que usou o jogador anterior. 



De acordo com as restrições impostas na execução das carambolas, existem várias modalidades: 

    Livre: Só se restringem as esquinas. Traçam-se uns triângulos nas esquinas e ao finalizar a jogada como mínimo uma das duas bolas não jogadas deve estar fora do triângulo. 
    Quadro 47/2: Sobre a mesa traçam-se líneas separadas por 47 cm entre si e formam-se quadros e retângulos que têm a mesma limitação que a modalidade livre. 
    Quadro 47/1: Igual que o anterior, mas é obrigatório tirar pelo menos uma das bolas que não entram no jogo do quadro onde ficava ao atirar. 
    Quadro 71/2: A mesma limitação do que o "quadro 47/2" ou "livre" mas com os quadros mais grandes. 
    Quadro 71/1: Igual ao "quadro 47/1", mas com os quadros mais grandes. 
    Banda: A bola jogadora deve tocar pelo menos uma parte antes de completar a jogada. 
    Três bandas: a bola branca deve tocar pelo menos três bandas antes de completar a carambola. 

Os torneios podem se jogar em sets a "distância. O jogo por sets costuma ser com 15 carambolas por set e ganha o melhor jogador de 5 sets. No sistema de sets não tem limite de entradas (as vezes que o jogador "entra à mesa"). Com o sistema de "distância" especifica-se o número de carambolas objetivo e a quantidade máxima de entradas. Atualmente costuma-se jogar a 40 carambolas e 50 entradas ou 50 carambolas e 50 entradas. 

    Artístico ou de Fantasia: Consiste em executar carambolas difíceis dum catálogo de posições preestabelecidas e pontuações predefinidas conforme a dificuldade. Cada jogador tem três intentos para a figura.


O Bilhar Americano


mesa de billar americano
O bilhar americano é um formato de bilhar que se pratica sobre uma mesa retangular de madeira tapizada e que consistente em movimentar várias bolas de marfim, que o jogador impele com um taco, para introduzi-las no interior da mesa a través dos buracos regulamentares. 

No bilhar americano utilizam-se 16 bolas com as caraterísticas seguintes: 

-  Uma bola branca chamada “bola de choque”, “bola de tiro”, ou simplesmente “branca”.
-  15 bolas numeradas do 1 ao 15: 
 As bolas do 1 ao 7 são coloridas uniformemente.
 A bola 8 é colorida inteiramente de cor preta.
 As bolas 9 a 15 apresentam uma faixa de cor. 

Existem vários jogos diferentes e todos respeitam umas regras comuns ao bilhar americano. 

Regras do bilhar americano 

Regras comuns 

No começo de cada turno, a bola branca é colocada no quadro superior da tabela (à vontade do jogador que tem a mão), e as bolas restantes são colocadas em pacote (rombo ou triângulo), a bola de cabeça é colocada sobre a mira inferior (veja o bilhar). 

O primeiro jogador que joga quebra o pacote. 

A cada vez (com a excepção daquele que quebra o pacote), o jogador deve anunciar a bola que quer recolher e onde. Se conseguir introduzi-la no buraco anunciado, atira de novo. Se um jogador não quer anunciar nada, fala “safe”. Mesmo se acontecer, não vai jogar o golpe seguinte (fora se o adversário faz uma falta). 

Faltas 

    Depois duma falta, o adversário pega a mão, e tem o que se conhece de maneira comum como “bola na mão”; ou seja, que tem direito de colocar a bola branca onde ele desejar sobre a superfície do bilhar (com a excepção do contato de outra bola). 

Faltas 
1- A bola branca deve tocar pelo menos outra bola. 
2- Depois deste primeiro contato com a branca, pelo menos uma bola deve tocar uma banda (com a exceção se uma bola é entrada). 
3- A bola anunciada pelo jogador entra em um buraco diferente daquele anunciado. 
4- A bola branca é a entrada. 
5- Uma bola tira-se fora da mesa. 
6- Um jogador toca uma bola com outra coisa que não seja a sola do taco (veja o bilhar), ou toca uma bola quando não é a sua vez. Neste caso, corresponde ao adversário escolher se a mesa se dispõe no estado precedente à falta ou não. 
7- Contato duplo: um jogador bate duas vezes a bola branca. Isto acontece frequentemente quando esta última fica perto da bola apontada. 
8- Um jogador joga sem que o seu corpo esteja em contato com o chão. 

Casos particulares

Se, no turno de um jogador, a bola branca está em contato com outra bola, e esta última é uma bola executável pelo jogador (uma daquelas bolas que devem ser apontadas), aplica-se uma regra particular: o jogador não tem direito de mover esta bola quando bater a branca (o que se considera uma tacada dupla), mas em contrapartida este contato é considerado como o primeiro golpe do jogador. Não precisa tocar outra bola e pode apontar uma bola que doutra maneira não tinha o direito de jogar. Isto não o dispensa de tocar uma banda.
 
Se um jogador fizer três faltas consecutivas, perde a mão. 

O jogo da 8 

Éste é o jogo que a maioria dos aficionados praticam. Joga-se com as 16 bolas e as regras assemelham-se bastante às do pool. 

Objetivo: cada jogador atribui-se um grupo de sete bolas (dos números 1 a 7 ou «cheias», ou do 9 ao 15 ou «listradas»). O vencedor é o primeiro em se embolsar todas as bolas do seu grupo e a seguir a 8, a preta. 

Regras 

    Pacote: o pacote presenta-se sob a forma de um triângulo de 15 bolas. A preta é colocada no centro deste triângulo e as duas bolas das pontas direita e esquerda pertencem a grupos diferentes. 

    Tacada de abertura
    Na tacada de abertura, o jogador não tem o direito de anunciar uma bola a se embolsar. No entanto, se embolsar (colocar nos buracos) uma ou algumas, fica com a mão. 
    A tacada é considerada válida se, como mínimo, quatro bolas (diferentes da branca) tocarem um lado ou pelo menos uma bola é embolsada. Se não acontecer, a tacada deve-se fazer de novo pelo mesmo jogador. Se não o conseguir com três tentativas sucessivas, perde a sua vez. 

    Escolha do grupo: o primeiro jogador que embolsar uma bola anunciada previamente e sem fazer nenhuma falta, atribui-se o grupo desta bola. O seu adversário vai se atribuir o outro grupo. 

    Falta: se não tocar uma bola da sua série em primeiro lugar. 

    Bola preta 

    O turno perde-se se a bola preta entrar antes do jogador embolsar todas as bolas da sua série (esta regra não é válida no momento da tacada de abertura). 
    Se a preta é embolsada na tacada de abertura, retoma-se o turno. 
    Se a preta é embolsada e constitui uma falta, o jogador perde o seu turno. 

    Se, no momento do seu turno, um jogador não conseguir tocar nenhuma das bolas que deve apontar em menos de 5 bandas, o turno perde-se (muito raro). 

Na Espanha as regras informais são muito diferentes das oficiais. O importante é que os jogadores as constituam antes de começar a partida. 
As variações mais comuns em relação à normativa oficial de acordo com a Wikipédia são as seguintes: 
-    Não é preciso anunciar a bola nem a caçapa antes de atirar. 
-    Na primeira atirada não é obrigatório que uma ou várias bolas toquem a banda ou sejam embolsadas com a atirada. Também não constitui uma falta que a bola branca nem a bola objetivo o façam em qualquer atirada posterior. 
-    Embolsar uma bola do jogador contrário, mesmo se anteriormente bateu-se uma bola própria, implica oferecer duas atiradas ao contrário, com a condição de não embolsar uma bola do próprio turno e neste caso só se cede o turno. 
-    Embolsar a bola preta, ou seja, a bola 8, na tacada de abertura dá a vitória ao jogador que realizada a tacada. 
-    A falta não implica a bola na mão e o jogador contrário ganha duas tacadas. Esta regra não se aplica se o jogador que ganhar as duas tacadas só lhe faltar a bola preta para embolsar e, neste caso, só vai atirar uma vez. 
-    Quando a falta consistir em embolsar a bola branca, esta bola deve ser colocada na línea de cabeça a escolher pelo jogador que a cobrar. Este jogador tem a obrigação de atirar uma bola que fique mais longe da línea central (línea imaginária que divide a mesa em duas partes iguais passando pelas caçapas laterais), e deve atirar a banda do fundo para voltar à bola objetivo se não houver nenhuma bola depois desta línea. 
-    Tirar a bola 8 fora da mesa não implica perder a partida, mas só constitui uma falta. A bola 8 coloca-se de novo ao ponto de pé da banda do fundo, sobre a línea comprida que divide a mesa transversalmente. 
-    Não existe o salto ilegal. 
-    Suprime-se qualquer falta se só ficar a bola 8 na mesa. 
-    Quando ambos os jogadores estão a jogar a bola preta, esta deve ser embolsada batendo pelo menos uma banda, ou diretamente batendo a bola branca três bandas com anterioridade. 
-    A mais usual: a bola preta não vai se encaçapar onde escolher o jogador, mas, conforme a zona, na mesma caçapa onde introduziu a última bola objetivo, ou naquela diametralmente contrária. Se o segundo jogador que encaçapar a sua última bola objetivo lhe corresponder a mesma caçapa que o primeiro a encaçapar a preta, vai ter que fazê-lo na oposta. Este último ponto, se não se discutir antes da partida, é motivo de discussão. 

As medidas da mesa: 

As mesas de bilhar têm diferentes tamanhos, mas por regra geral faz-se referência aos modelos seguintes de 9 pés (2,7 m), 8 pés (2,4 m), ou 7 pés (2,1 m) tabelas. Em todos os casos, a mesa é retangular com uma relação de 2:1 (por exemplo 9 x 4,5 m). 

Só há dois tamanhos aprovados para o torneio pelo Comité Olímpico Internacional-organismo reconhecido e o reitor dos desportes de Pool, a World Pool-Billiard Association (WPA), assim como as suas diversas filiais regionais e nacionais. Sob as regras estandardizadas do Mundo de Pool, os modelos são de 9 × 4,5 pés e 8 × 4 pés. Para ver una tabela de 9 pés, a superfície de jogo (entre as dimensiones dos narizes das almofadas) mede 100 polegadas (254 cm) de 50 polegadas (127 cm) com um 1/8-inch (3,2 mm) margem de erro para qualquer dimensão. Para una tabela de 8 pés, o jogo permite medidas da superfície de 92 polegadas (234 cm) por 46 polegadas (117 cm), com a mesma variação de 1/8 polegada. 

No Reino Unido, assim como em muitos países da Commonwealth britânica e outros países europeus, a típica mesa de bilhar é um modelo de 7 pés -ou inclusive de 6 x 3,5 pies (1,83 × 0,91 m) para os bares e as mesas de uso doméstico. O tamanho de 7 pés também se utiliza com frequência nas ligas de aficionados e em muitos bares. A superfície de jogo para uma tabela de 7 pés é de 76 polegadas (193 cm) de 38 polegadas (96,5 cm). 

Em resumo, as mesas de 9 e 8 pés são as regulamentares, mas as mesas de 7 e 6 pés são as mais habituais entre os bilhares de uso doméstico. 

Dispomos dum artigo no nosso blog onde explicamos qual é o espaço que precisa em casa para colocar um bilhar. 

A Ardósia na madeira:

As mesas de bilhar profissionais têm embaixo do pano uma placa de ardósia. As bolas movem-se muito melhor em cima das mesas de ardósia do que em outras superfícies. No entanto, as mesas de ardósia são pesadas e muito mais caras do que as que só se compõem de madeira. Este é o motivo principal pelo qual as mesas de bilhar que têm ardósia têm um preço de, como mínimo, 1000 euros mais do que aquelas que não têm ardósia.

Os bilhares que vendemos na Topludi: 

Na nossa web vendemos bilhares americanos, que são os mais populares na Espanha. Dividem-se em duas secções: os bilhares de uso doméstico, que não contêm ardósia, e os de uso profissional, que contêm ardósia. Dentro destes últimos, tem modelos indicados para estarem em casa com uns acabamentos muito bons mas sem o porta-moedas, assim como outros para hotéis, bares e campings com porta-moedas.
billares americanos para casaOs bilhares de uso doméstico. Contamos com bilhares muito práticos que podem ser dobrados e desmontados e serem guardados embaixo da cama com umas medidas muito reduzidas. São pensados para ficarem em uma casa particular e, portanto, os maiores não ultrapassam os 7 pés. Todos os modelos não contêm ardósia.



billares profesionales
Os bilhares de uso profissional. Contamos com modelos para o exterior que podem ser molhados, os clássicos com porta-moedas de interior muito populares em bares, hotéis e campings e os bilhares de ardósia para os jogadores mais exigentes que querem jogar em casa. 


O transporte e a montagem dos bilhares

Na maioria dos modelos o transporte é incluído, mas só até a porta da sua casa. Tem que ter em conta que os transportistas não viajam acompanhados e não podem subir um bilhar à sua casa. Deve se organizar para poder subi-lo. Se quiser, podemos fazer-lhe um orçamento com o transporte com pessoal de apoio que lhe ajude a carregar o bilhar até a sua casa. 
Na maioria dos modelos, o bilhar chega semi-montado e só precisa de montar as patas. 
No caso dos bilhares de ardósia em que seja indicado no produto, devemos realizar um orçamento para calcular o transporte e a montagem do mesmo, posto que a montagem do produto não é tão fácil, deve ser instalada a placa de ardósia, nivelar corretamente o bilhar, etc. 
Consulte a nossa secção de envios e entregas para mais informações. 

A recepção dos bilhares:


Quando receber o produto tem que revisar que o pacote não esteja machucado. Se o estiver, tem que escrever na nota de entrega “danos aparentes”. É muito importante receber corretamente os produtos. Quando assinar a nota de entrega está a dizer que recebeu a encomenda em bom estado e corretamente. Deve verificar sempre que é assim e em caso de dúvida escrevê-lo na nota de entrega. O seguro da agência de transportes não se responsabiliza dos danos se não se escrevem na nota de entrega.