Informações sobre Bilhares
O bilhar é um jogo que se realiza numa mesa retangular de madeira com um tapete e consiste em fazer movimentar as rodas impelidas por um taco. Existem muitas variedades de bilhares. Em algumas delas o objetivo é fazer carambolas: há três bolas no jogo e ao empurrar uma delas as outras duas devem se mover. Em outras variedades, a mesa presenta uns buracos nos cantos e nos limites da mesa e as bolas devem ser inseridas nestes buracos.
Existe uma infinidade de tipos de bilhares, de tamanhos de mesas e de conjunto de regras. Poderíamos escrever um libro, mas nós queremos lhe oferecer um pequeno resumo com os três modelos mais populares:
O bilhar sinuca
O bilhar de carambolas ou francês
O bilhar americano
A seguir damos mais informações de cada uma destas modalidades:
O bilhar sinuca
A sinuca é uma modalidade de bilhar que se joga em uma mesa comprida (3.6 m x 1.8 m) tapizada de lã cardada com buracos em cada um dos quatro cantos e no meio de cada banda comprida. Joga-se com um taco, uma bola branca (a única que pode bater o jogador com o taco), quinze bolas vermelhas (com um valor de um ponto cada uma) e seis bolas de diferentes cores (com valores que dos dois aos sete pontos). Um jogador (ou equipa) ganha um jogo parcial quando anotar mais pontos do que o rival, utilizando o taco para encaçapar as bolas na ordem regulamentar. Ganha a partida quem atingir em primeiro lugar um número de jogos parciais acordado previamente. O jogo é muito popular no Reino Unido, na Irlanda, no Canadá, na Austrália e na Índia, onde os melhores jogadores profissionais obtêm ingressos multimilionários. Recentemente despertou muito interesse na Ásia Ocidental e jogadores da Tailándia, Hong Kong e China chegaram a formar parte da elite.
As partidas de sinuca têm lugar em uma mesa de sinuca de 3.6 mx 1.8 m com seis buracos nos lados. As quinze bolas vermelhas e as seis de outras cores (amarela, verde, marrom, azul, rosa e negra) colocam-se na mesa e utiliza-se o taco para bater a bola branca, como outros jogos de bilhar. O objetivo do jogo é marcar mais pontos do que o rival encaçapando as bolas numa ordem predefinida. No começo do jogo as bolas são colocadas como se mostra no gráfico e os jogadores alternam-se tentando encaçapar uma bola vermelha. Quando um deles o conseguir, a bola vermelha deixa-se no cesto e o mesmo jogador tem o direito de continuar a jogar. Depois da bola vermelha é obrigatório encaçapar uma bola de uma das outras cores (a amarela dá dois pontos, a verde, três; a marrom, quatro; a azul, cinco; a rosa, seis, e a preta, sete). Se o conseguir, esta bola se coloca de novo na sua posição inicial. O processo continua combinando uma bola vermelha com uma bola duma cor diferente até o jogador conseguir encaçapar a bola correta. Logo depois, é a vez do jogador rival que tenta encaçapar as bolas começando sempre por uma bola vermelha e a combina com uma bola duma cor diferente. Quando todas as bolas vermelhas entrarem no buraco, o objetivo final é encaçapar as seis bolas restantes na ordem de menor a maior pontuação. Nesta fase as bolas não são retornadas à mesa. O jogador que conseguir mais pontos depois de todas as bolas entrarem no buraco, ganha o jogo parcial.
O primeiro de todos os jogos de bilhar é o francês ou carambola. Joga-se com duas bolas brancas e uma vermelha ou com uma branca, uma amarela e uma vermelha. Os jogadores impelem estrategicamente as bolas brancas (ou com a branca e a amarela) e a carambola consiste em que a bola com a qual se joga bata as outras duas. A consecução de uma carambola válida dá direito a continuar jogando e, caso falhar, é a vez do jogador seguinte, que impele a bola branca contrária àquela que usou o jogador anterior.
De acordo com as restrições impostas na execução das carambolas, existem várias modalidades:
Livre: Só se restringem as esquinas. Traçam-se uns triângulos nas esquinas e ao finalizar a jogada como mínimo uma das duas bolas não jogadas deve estar fora do triângulo.
Quadro 47/2: Sobre a mesa traçam-se líneas separadas por 47 cm entre si e formam-se quadros e retângulos que têm a mesma limitação que a modalidade livre.
Quadro 47/1: Igual que o anterior, mas é obrigatório tirar pelo menos uma das bolas que não entram no jogo do quadro onde ficava ao atirar.
Quadro 71/2: A mesma limitação do que o "quadro 47/2" ou "livre" mas com os quadros mais grandes.
Quadro 71/1: Igual ao "quadro 47/1", mas com os quadros mais grandes.
Banda: A bola jogadora deve tocar pelo menos uma parte antes de completar a jogada.
Três bandas: a bola branca deve tocar pelo menos três bandas antes de completar a carambola.
Os torneios podem se jogar em sets a "distância. O jogo por sets costuma ser com 15 carambolas por set e ganha o melhor jogador de 5 sets. No sistema de sets não tem limite de entradas (as vezes que o jogador "entra à mesa"). Com o sistema de "distância" especifica-se o número de carambolas objetivo e a quantidade máxima de entradas. Atualmente costuma-se jogar a 40 carambolas e 50 entradas ou 50 carambolas e 50 entradas.
Artístico ou de Fantasia: Consiste em executar carambolas difíceis dum catálogo de posições preestabelecidas e pontuações predefinidas conforme a dificuldade. Cada jogador tem três intentos para a figura.
O Bilhar Americano
O bilhar americano é um formato de bilhar que se pratica sobre uma mesa retangular de madeira tapizada e que consistente em movimentar várias bolas de marfim, que o jogador impele com um taco, para introduzi-las no interior da mesa a través dos buracos regulamentares.
No bilhar americano utilizam-se 16 bolas com as caraterísticas seguintes:
- Uma bola branca chamada “bola de choque”, “bola de tiro”, ou simplesmente “branca”.
- 15 bolas numeradas do 1 ao 15:
As bolas do 1 ao 7 são coloridas uniformemente.
A bola 8 é colorida inteiramente de cor preta.
As bolas 9 a 15 apresentam uma faixa de cor.
Existem vários jogos diferentes e todos respeitam umas regras comuns ao bilhar americano.
Regras do bilhar americano
Regras comuns
No começo de cada turno, a bola branca é colocada no quadro superior da tabela (à vontade do jogador que tem a mão), e as bolas restantes são colocadas em pacote (rombo ou triângulo), a bola de cabeça é colocada sobre a mira inferior (veja o bilhar).
O primeiro jogador que joga quebra o pacote.
A cada vez (com a excepção daquele que quebra o pacote), o jogador deve anunciar a bola que quer recolher e onde. Se conseguir introduzi-la no buraco anunciado, atira de novo. Se um jogador não quer anunciar nada, fala “safe”. Mesmo se acontecer, não vai jogar o golpe seguinte (fora se o adversário faz uma falta).
Faltas
Depois duma falta, o adversário pega a mão, e tem o que se conhece de maneira comum como “bola na mão”; ou seja, que tem direito de colocar a bola branca onde ele desejar sobre a superfície do bilhar (com a excepção do contato de outra bola).
Faltas
1- A bola branca deve tocar pelo menos outra bola.
2- Depois deste primeiro contato com a branca, pelo menos uma bola deve tocar uma banda (com a exceção se uma bola é entrada).
3- A bola anunciada pelo jogador entra em um buraco diferente daquele anunciado.
4- A bola branca é a entrada.
5- Uma bola tira-se fora da mesa.
6- Um jogador toca uma bola com outra coisa que não seja a sola do taco (veja o bilhar), ou toca uma bola quando não é a sua vez. Neste caso, corresponde ao adversário escolher se a mesa se dispõe no estado precedente à falta ou não.
7- Contato duplo: um jogador bate duas vezes a bola branca. Isto acontece frequentemente quando esta última fica perto da bola apontada.
8- Um jogador joga sem que o seu corpo esteja em contato com o chão.
Casos particulares
Se, no turno de um jogador, a bola branca está em contato com outra bola, e esta última é uma bola executável pelo jogador (uma daquelas bolas que devem ser apontadas), aplica-se uma regra particular: o jogador não tem direito de mover esta bola quando bater a branca (o que se considera uma tacada dupla), mas em contrapartida este contato é considerado como o primeiro golpe do jogador. Não precisa tocar outra bola e pode apontar uma bola que doutra maneira não tinha o direito de jogar. Isto não o dispensa de tocar uma banda.
Se um jogador fizer três faltas consecutivas, perde a mão.
O jogo da 8
Éste é o jogo que a maioria dos aficionados praticam. Joga-se com as 16 bolas e as regras assemelham-se bastante às do pool.
Objetivo: cada jogador atribui-se um grupo de sete bolas (dos números 1 a 7 ou «cheias», ou do 9 ao 15 ou «listradas»). O vencedor é o primeiro em se embolsar todas as bolas do seu grupo e a seguir a 8, a preta.
Regras
Pacote: o pacote presenta-se sob a forma de um triângulo de 15 bolas. A preta é colocada no centro deste triângulo e as duas bolas das pontas direita e esquerda pertencem a grupos diferentes.
Tacada de abertura
Na tacada de abertura, o jogador não tem o direito de anunciar uma bola a se embolsar. No entanto, se embolsar (colocar nos buracos) uma ou algumas, fica com a mão.
A tacada é considerada válida se, como mínimo, quatro bolas (diferentes da branca) tocarem um lado ou pelo menos uma bola é embolsada. Se não acontecer, a tacada deve-se fazer de novo pelo mesmo jogador. Se não o conseguir com três tentativas sucessivas, perde a sua vez.
Escolha do grupo: o primeiro jogador que embolsar uma bola anunciada previamente e sem fazer nenhuma falta, atribui-se o grupo desta bola. O seu adversário vai se atribuir o outro grupo.
Falta: se não tocar uma bola da sua série em primeiro lugar.
Bola preta
O turno perde-se se a bola preta entrar antes do jogador embolsar todas as bolas da sua série (esta regra não é válida no momento da tacada de abertura).
Se a preta é embolsada na tacada de abertura, retoma-se o turno.
Se a preta é embolsada e constitui uma falta, o jogador perde o seu turno.
Se, no momento do seu turno, um jogador não conseguir tocar nenhuma das bolas que deve apontar em menos de 5 bandas, o turno perde-se (muito raro).
Na Espanha as regras informais são muito diferentes das oficiais. O importante é que os jogadores as constituam antes de começar a partida.
As variações mais comuns em relação à normativa oficial de acordo com a Wikipédia são as seguintes:
- Não é preciso anunciar a bola nem a caçapa antes de atirar.
- Na primeira atirada não é obrigatório que uma ou várias bolas toquem a banda ou sejam embolsadas com a atirada. Também não constitui uma falta que a bola branca nem a bola objetivo o façam em qualquer atirada posterior.
- Embolsar uma bola do jogador contrário, mesmo se anteriormente bateu-se uma bola própria, implica oferecer duas atiradas ao contrário, com a condição de não embolsar uma bola do próprio turno e neste caso só se cede o turno.
- Embolsar a bola preta, ou seja, a bola 8, na tacada de abertura dá a vitória ao jogador que realizada a tacada.
- A falta não implica a bola na mão e o jogador contrário ganha duas tacadas. Esta regra não se aplica se o jogador que ganhar as duas tacadas só lhe faltar a bola preta para embolsar e, neste caso, só vai atirar uma vez.
- Quando a falta consistir em embolsar a bola branca, esta bola deve ser colocada na línea de cabeça a escolher pelo jogador que a cobrar. Este jogador tem a obrigação de atirar uma bola que fique mais longe da línea central (línea imaginária que divide a mesa em duas partes iguais passando pelas caçapas laterais), e deve atirar a banda do fundo para voltar à bola objetivo se não houver nenhuma bola depois desta línea.
- Tirar a bola 8 fora da mesa não implica perder a partida, mas só constitui uma falta. A bola 8 coloca-se de novo ao ponto de pé da banda do fundo, sobre a línea comprida que divide a mesa transversalmente.
- Não existe o salto ilegal.
- Suprime-se qualquer falta se só ficar a bola 8 na mesa.
- Quando ambos os jogadores estão a jogar a bola preta, esta deve ser embolsada batendo pelo menos uma banda, ou diretamente batendo a bola branca três bandas com anterioridade.
- A mais usual: a bola preta não vai se encaçapar onde escolher o jogador, mas, conforme a zona, na mesma caçapa onde introduziu a última bola objetivo, ou naquela diametralmente contrária. Se o segundo jogador que encaçapar a sua última bola objetivo lhe corresponder a mesma caçapa que o primeiro a encaçapar a preta, vai ter que fazê-lo na oposta. Este último ponto, se não se discutir antes da partida, é motivo de discussão.
As medidas da mesa:
As mesas de bilhar têm diferentes tamanhos, mas por regra geral faz-se referência aos modelos seguintes de 9 pés (2,7 m), 8 pés (2,4 m), ou 7 pés (2,1 m) tabelas. Em todos os casos, a mesa é retangular com uma relação de 2:1 (por exemplo 9 x 4,5 m).
Só há dois tamanhos aprovados para o torneio pelo Comité Olímpico Internacional-organismo reconhecido e o reitor dos desportes de Pool, a World Pool-Billiard Association (WPA), assim como as suas diversas filiais regionais e nacionais. Sob as regras estandardizadas do Mundo de Pool, os modelos são de 9 × 4,5 pés e 8 × 4 pés. Para ver una tabela de 9 pés, a superfície de jogo (entre as dimensiones dos narizes das almofadas) mede 100 polegadas (254 cm) de 50 polegadas (127 cm) com um 1/8-inch (3,2 mm) margem de erro para qualquer dimensão. Para una tabela de 8 pés, o jogo permite medidas da superfície de 92 polegadas (234 cm) por 46 polegadas (117 cm), com a mesma variação de 1/8 polegada.
No Reino Unido, assim como em muitos países da Commonwealth britânica e outros países europeus, a típica mesa de bilhar é um modelo de 7 pés -ou inclusive de 6 x 3,5 pies (1,83 × 0,91 m) para os bares e as mesas de uso doméstico. O tamanho de 7 pés também se utiliza com frequência nas ligas de aficionados e em muitos bares. A superfície de jogo para uma tabela de 7 pés é de 76 polegadas (193 cm) de 38 polegadas (96,5 cm).
Em resumo, as mesas de 9 e 8 pés são as regulamentares, mas as mesas de 7 e 6 pés são as mais habituais entre os bilhares de uso doméstico.
Dispomos dum artigo no nosso blog onde explicamos qual é o espaço que precisa em casa para colocar um bilhar.
A Ardósia na madeira:
Os bilhares que vendemos na Topludi:
Na nossa web vendemos bilhares americanos, que são os mais populares na Espanha. Dividem-se em duas secções: os bilhares de uso doméstico, que não contêm ardósia, e os de uso profissional, que contêm ardósia. Dentro destes últimos, tem modelos indicados para estarem em casa com uns acabamentos muito bons mas sem o porta-moedas, assim como outros para hotéis, bares e campings com porta-moedas.
Os bilhares de uso doméstico. Contamos com bilhares muito práticos que podem ser dobrados e desmontados e serem guardados embaixo da cama com umas medidas muito reduzidas. São pensados para ficarem em uma casa particular e, portanto, os maiores não ultrapassam os 7 pés. Todos os modelos não contêm ardósia.
Os bilhares de uso profissional. Contamos com modelos para o exterior que podem ser molhados, os clássicos com porta-moedas de interior muito populares em bares, hotéis e campings e os bilhares de ardósia para os jogadores mais exigentes que querem jogar em casa.
O transporte e a montagem dos bilhares
Na maioria dos modelos o transporte é incluído, mas só até a porta da sua casa. Tem que ter em conta que os transportistas não viajam acompanhados e não podem subir um bilhar à sua casa. Deve se organizar para poder subi-lo. Se quiser, podemos fazer-lhe um orçamento com o transporte com pessoal de apoio que lhe ajude a carregar o bilhar até a sua casa.
Na maioria dos modelos, o bilhar chega semi-montado e só precisa de montar as patas.
No caso dos bilhares de ardósia em que seja indicado no produto, devemos realizar um orçamento para calcular o transporte e a montagem do mesmo, posto que a montagem do produto não é tão fácil, deve ser instalada a placa de ardósia, nivelar corretamente o bilhar, etc.
Consulte a nossa secção de envios e entregas para mais informações.
A recepção dos bilhares:
Quando receber o produto tem que revisar que o pacote não esteja machucado. Se o estiver, tem que escrever na nota de entrega “danos aparentes”. É muito importante receber corretamente os produtos. Quando assinar a nota de entrega está a dizer que recebeu a encomenda em bom estado e corretamente. Deve verificar sempre que é assim e em caso de dúvida escrevê-lo na nota de entrega. O seguro da agência de transportes não se responsabiliza dos danos se não se escrevem na nota de entrega.