Matraquilhos

Os matarquilhos ou futebol de mesa é um jogo inspirado em outro. 

Os matraquilhos é um jogo que foi inventado tendo como base um desporte clássico chamado futebol. Consiste em uma mesa com jogadores fixos em uma barra comprida que ultrapassa o comprimento da mesa e que dá lugar a manetes que os jogadores movimentam para que os bonequinhos futebolistas se moçam de maneira a conseguir inserir a pequena bolinha à baliza do adversário. Os futebolistas formam duas equipas diferenciadas pelas cores, posicionadas frente a baliza do adversário. As pessoas que querem participar deste jogo emocionante e divertido, devem se colocar nas esquinas, por onde sobresaem as barras e as quais acabam em manetes que favorecem a pegada. Quando os participantes (mínimo 2) decidirem a equipa com a qual vão jogar e se posicionarem nos seus postos, inicia-se a partida. 

Breve história do futebol de mesa: 

Embora existam patentes de jogos similares na última década do século XIX, o tênis de mesa que conhecemos hoje foi inventado por Harold Searles Thornton em 1921 e patenteado em 1923 (Patente do Reino Unido núm. 205,991, com a data de entrada no 14 de outubro do 1921 e aceita no 1 de novembro de 1923). 

Tudo começou durante uma partida do Tottenham Hotspur FC no ano 1922. Um espectador torcedor desta equipa de futebol, Harold S. Thornton, quis poder jogar futebol dentro de casa, sem ter que suportar o mau tempo. Harold inspirou-se com uma caixa de fósforos. Enquanto estava a olhar os fósforos encostados na caixa, surgiu a ideia de construir a base do jogo.

O seu tio morava nos Estados Unidos, Louis P. Thornton, quem visitou o Harold e levou consigo a ideia que patenteou o jogo na United Status Patent Office com o número 1,615,491. 

Alguns historiadores atribuem o invento ao industrial e inventor francês Lucien Rosengart (1881-1976) ou ao inventor galego Alexandre de Fiesterra (1919-2007) em 1937, mas a verdade é que há um grande número de patentes e desenhos anteriores ao seu nascimento. 

Pelo menos é certo que o jogo dos matraquilhos espanhol é diferente do europeu. No europeu (e no resto do mundo) os futebolistas têm as duas pernas juntas, e no espanhol, pelo contrário, as pernas estão separadas (no entanto, em Madrid, é muito mais comum o modelo internacional). O jogo dos matraquilhos com as pernas separadas foi inventado por Alejandro de Fisterra, que foi ferido num bombardeio em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola. Ao ver a quantidade de crianças feridas como ele no hospital que não podiam jogar futebol, teve a grande idea, inspirando-se no tênis de mesa, de pedir a Francisco Javier Altuna, um carpinteiro basco amigo e também refugiado, a fabricação dos primeiros matraquilhos de acordo com as instruções. Fisterra patenteou a sua invenção em 1937 em Barcelona, razão pela qual é conhecido como “os matraquilhos catalães”. No entanto, quando Fisterra exiliou-se na França depois da vitória franquista na guerra, perdeu os papeis da patente em uma tempestade enquanto estava a travessar os Pirineus, é não tem como conhecer hoje em dia o desenho original. Fisterra tentou, sem sucesso, achar alguém que fabricasse o novo brinquedo, mas a indústria do brinquedo ficava principalmente no sul do País Valenciano e nessa época dedicava-se totalmente à indústria da guerra. Com a chegada do Franquismo, exiliou-se na América Latina por causa dos seus ideais de esquerda e foi lá onde introduziu alguns câmbios no jogo dos matraquilhos, com as barras de aço, e divulgou o jogo por todo o continente. Entretanto, os fabricantes valencianos desenvolveram a ideia por sua conta e o jogo expandiu-se rapidamente pelos bares e outros estabelecimentos públicos de toda a península ibérica sem a aprovação de Fisterra, que o verificou quando voltou do exílio nos anos sessenta. 

Tipos de matraquilhos

No mercado vendem-se diferentes tipos de matraquilhos com diferentes caraterísticas.

A distribuição dos jogadores de acordo com a Federação Internacional de Futebol de Mesa, ITFS pelas suas siglas em inglês, é: 1-2-5-3. Os jogadores nas mesas oficiais têm as pernas juntas. Pelo fato de ser oficial, a maioria dos fabricantes do mundo elaboram os matraquilhos com estas distribuições e estas caraterísticas.

No entanto, em algunas áreas da Espanha, como a Catalunha, Valência ou a Galiza, os bonecos dos jogadores são feitos em metal e têm as pernas separadas e a sua distribuição é 1-3-3-4. Para além disso, o terreno de jogo é côncavo. 
tipos de futbolines

Na nossa loja vendemos os dois modelos.

futbolin modelo catalán  futbolin modelo internacional

Na nossa web dividimos os matraquilhos em duas secções:

Os matraquilhos de uso privado:

futbolin domestico internacionalSão os matraquilhos pensados para jogar em uma casa particular. Contamos com modelos com unas medidas reduzidas para que as crianças também possam jogar, para além de modelos dobráveis que podem ser guardados em casa e não ocupam muito espaço. Contamos com modelos com as medidas internacionais assim como o modelo catalão.




Os matraquilhos de uso comercial

futbolines de barSão os matraquilhos pensados para jogar em uma casa particular. Contamos com modelos com unas medidas reduzidas para que as crianças também possam jogar, para além de modelos dobráveis que podem ser guardados em casa e não ocupam muito espaço. Contamos com modelos com as medidas internacionais assim como o modelo catalão.



Conjunto de regras dos matraquilhos

A Federação Internacional de Futebol de Mesa disponibiliza na sua página web as regras do jogo para os jogos nos seus campeonatos. Nas mesas utilizadas nos campeonatos internacionais os jogadores têm 1 perna só e a distribuição é 1-2-5-3.